Essa receita é ótima para acampamentos, usa apenas uma panela, alimenta, não demora muito pra ficar pronta e leva ingredientes fáceis de serem carregados e guardados.

Ela foi uma mistura de duas outras receitas, uma que eu fazia em acampamentos e uma outra sugerida por um guia escoteiro.

A que eu fazia era parecida, cozinhávamos o arroz, fritávamos a linguiça (normalmente alguma dessas defumadas que não precisam de geladeira), misturávamos no arroz e misturávamos também o queijo. O arroz ainda quente fazia o queijo derreter e ficava uma delícia!

A outra receita, do guia escoteiro, fala pra cozinhar o arroz, a lentilha e a carne seca, tudo junto.

Apenas substitui a carne seca pela linguiça e coloquei tudo pra cozinhar junto! Fica muito gostoso, não dá trabalho e alimenta. Além de ser necessária apenas uma panela.

Essa receita não serve apenas para acampamentos, serve pra qualquer outra ocasião, principalmente para aquelas em que não se quer ter muito trabalho, nem ficar tomando conta de muitas panelas e preparações… nem ficar lavando uma pia cheia de louça depois da refeição!

Arroz com lentilha

1 xícara de arroz
1/2 xícara de lentilha
1 xícara de linguiça defumada picada (eu usei paio)
3 1/2 xícaras de água
1 cebola
2 dentes de alho
sal a gosto
cheiro verde (se quiser)
óleo para refogar

Refogue o alho e a cebola no óleo. Junte a linguiça picada e deixe fritar bem. Coloque a linguiça para o lado e junte o arroz lavado para refogar (vide foto). Misture tudo, coloque a lentilha e a água em que esta foi deixada de molho previamente. Coloque sal e deixe cozinhar até secar a água e o arroz e a lentilha estarem macios (pode precisar de mais água). Sirva!

Serve 3 porções.





All together now:

Obs: Se você esquecer de deixar a lentilha de molho previamente, basta ferver um pouco de água, colocar as lentilhas de molho nessa água e deixar por cerca de 30 a 40 minutos que tem o mesmo efeito.